A Técnica oferece diversos treinamentos na área de Segurança do Trabalho, para atender as exigências das Normas Regulamentadoras do MTE.
Os treinamentos são realizados em nosso Centro de Treinamento, em salas equipadas e climatizadas, para oferecer aos participantes um ambiente que estimule o aproveitamento total do curso – Data Show, Ar Condicionado, Cofee Break, Banheiros Feminino e Masculino.
Também são realizadas aulas práticas para melhor entendimento do conteúdo pelos participantes.
Oferecemos ainda os treinamentos “in company”, com o deslocamento do instrutor e todos os equipamentos necessários, oferecendo aos clientes uma maior comodidade e evitando a locomoção desnecessário dos colaboradores. Dentre eles, podemos destacar:
O treinamento para Operador de Empilhadeira é de extrema importância para evitar vários riscos na realização dessa atividade tão importante para as empresas, como por exemplo: riscos de tombamento, acidente com pedestres, danos a equipamentos, manuseio incorreto da carga que pode gerar grandes prejuízos para a empresa, entre outros.
Por meio do treinamento, é possível conscientizar o participante quanto a forma correta de operar a empilhadeira, e também como evitar acidentes.
Os treinamentos ministrados pela Técnica podem ser adaptados aos processos e equipamentos existentes na empresa, atendendo assim a necessidade de cada cliente.
Conforme estabelece a Norma Regulamentadora nº 13 (NR-13) do Ministério do Trabalho, as caldeiras devem ser operadas por profissionais com treinamento em operação e segurança.
O treinamento de Operador de Caldeira ministrado pela Técnica, oferece ao participante noções sobre:
- Funcionamento da caldeira;
- Tratamento da água de alimentação;
- Noções básicas de manutenção;
- Prevenção de explosões e outros riscos;
- Legislação relacionada à operação de caldeiras.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estabelece por meio da NR 10, os requisitos e condições mínimas para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade, sendo um desses principais requisitos a realização do treinamento de Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade.
Atendendo ao disposto na NR-10, a Técnica oferece treinamento de Formação e Reciclagem, abordando o conteúdo previsto no Anexo III da referida NR.
As aulas podem ser realizadas In Company ou no Centro de Treinamentos da TÉCNICA, e a certificação possui validade de 2 anos segundo as especificações da Norma, devendo ser renovada após esse período ou nas situações de:
- Troca de função ou mudança de empresa;
- Retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por período superior a três meses;
- Modificações significativas nas instalações elétricas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho.
O campo de trabalho de um eletricista é muito variado! Porém, para ser um bom profissional é necessário um conhecimento sólido dos conceitos básicos de eletricidade. O objetivo deste curso é fornecer este conhecimento para que você se desenvolva e alcance o sucesso profissional.
A NR 35 – Trabalho em Altura, estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que executam esse tipo de atividade.
Considera-se Trabalho em Altura, aqueles realizados a mais de 2,0 metros de altura do chão, onde exista o risco de queda do trabalhador.
Os acidentes com quedas são um dos mais comuns e, quando não provocam a morte do trabalhador, podem gerar invalidez temporária ou permanente, e diversas outras sequelas.
O treinamento de Trabalho em Altura é uma das principais ferramentas para prevenir a ocorrência desses acidentes, sendo realizado pela Técnica seguindo as determinações da NR 35, com aulas teóricas e práticas em nosso Centro de Treinamentos ou In Company, atendendo assim as necessidades de nossos clientes.
A NR-33 estabelece os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e para o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.
De acordo com a NR-33, espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.
Atendendo aos requisitos da NR-33, a Técnica oferece o treinamento de Espaços Confinados “In Company”, com aulas teóricas e práticas.
Conforme diretrizes da NR-06, oferecemos aos nossos clientes o treinamento de Uso de EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual, onde os participantes recebem orientações sobre os tipos de EPI’s recomendados para sua atividade, orientações sobre a forma de uso, guarda e conservação, bem como outras informações constantes na norma.
O curso objetiva capacitar os brigadistas para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir as consequências sociais e os danos ao meio ambiente.
Neste treinamento os participantes receberão orientações sobre a utilização dos equipamentos de combate ao incêndio existentes na edificação, procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança, dispositivos de alarme existentes e técnicas básicas de primeiros socorros.